"Já que o mundo se encaminha para um delirante estado de coisas, devemos nos encaminhar para um ponto de vista delirante. Mais vale perecer pelos extremos do que pelas extremidades" Jean Baudrillard

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Os dominados e a arte de resistência - Los dominados y el arte de la resistencia - Domination and the Arts of Resistance- Hidden Transcripts (links corrigidos)


Como o post anterior recebeu muitos comentários de todas as partes do Brasil e também de outros países, achei adequado complementar a discussão com o livrinho Domination and the Arts of Resistance: Hidden Transcripts (1990) constitui, ao lado de The Moral Economy of the Peasant: Subsistence and Rebellion in Southeast Asia de 1976 e Weapons of the Weak: Everyday Forms of Peasant Resistance de 1985, uma trilogia de trabalhos de James Scott acerca do estudo das relações de poder entre dominadores e dominados a fim de revelar os efeitos da dominação na comunicação política

O livro procura estabelecer algumas coordenadas estruturais acerca da conduta política de grupos subordinados e seus opressores, orientado pela questão de “como podemos estudar as relações de poder quando os que carecem dele se vêem obrigados, com freqüência, a adotar uma atitude estratégica na presença dos poderosos”. A investigação é fortemente atravessada pela idéia de que, sob o manto de obediência e conformismo dos oprimidos, pairam “contradições, tensões e possibilidades imanentes, de resistência” e, conseqüentemente, de crítica á situação de dominação e subordinação. Embora saibamos que, com o tempo, a dominação produz sua própria legitimidade, ela também pode vir a produzir uma exacerbação dos conflitos, a revolta, o motim, etc. 

Basta clicar na capa e você será direcionado para o download da versão em espanhol. O link do original em inglês está logo abaixo. (gratuito é sempre melhor!!)


Nenhum comentário:


Complexidade de um mundo carente de inteligibilidade sobre suas próprias questões...