"Já que o mundo se encaminha para um delirante estado de coisas, devemos nos encaminhar para um ponto de vista delirante. Mais vale perecer pelos extremos do que pelas extremidades" Jean Baudrillard

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A inteligência da música popular: a 'autenticidade' no samba e no choro

Para aqueles que vivem de samba em samba pelo Brasil e pelo mundo e que costumam dar explicações rápidas e conclusivas sobre a mítica origem do samba essa tese de doutorado cairá como uma luva. 
Na contramão das interpretações viciadas, que são mais confirmações de preceitos ordinários que análise do samba enquanto um fenômeno social, o autor faz uma percurso minucioso para descobrir, no fundo do mais profundo orgulho nacional corporificado na idéia de samba, um subterrâneo da história da configuração política nacional que, impondo o Rio de Janeiro como centro irradiador de sua força, foi capaz de forjar um símbolo nacional que tenta se furtar à historicização. 
Se o samba tornou-se um ordem, é preciso saber que figuração foi capaz de impô-lo como representação legítima de determinadas pautas emocionais e rítmicas e, mais ainda, quais agentes tem legitimidade para legislar sobre ele.
Tudo isto e muito mais poderá ser encontrado nessa sugestão CBS para os que acompanham o nosso Blog. Aproveitem!




Dmitri Fernandes



Partindo das disputas intelectuais, simbólicas e materiais que enlaçam os dois gêneros musicais chancelados como identificadores da nação, o samba e o choro, analiso a constituição e a reprodução de um microcosmo artístico possuidor de parâmetros estéticos relativamente autônomos. Percorro um longo período histórico no intento de demonstrar que o adensamento de instituições voltadas ao abrigo da música popular enseja uma contrapartida, a do surgimento de engajados que tratam de separar as produções musicais populares entre as que consideram autênticas das inautênticas, grupamento a que denomino de inteligência da música popular. Coube estabelecer sob que condições, quando e por meio da ação de quais personagens conformou-se este microcosmo, espaço que logrou direcionar as apreciações e investidas de todos inseridos na atividade musical popular urbana.

Nenhum comentário:


Complexidade de um mundo carente de inteligibilidade sobre suas próprias questões...